Home Universidades Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Com conceito 4 no IGC 2011, UFRRJ está entre as 50 melhores instituições de ensino superior do país, segundo o Ranking Universitário Folha.

Publicado por Wanja Borges em Rio de Janeiro

Compartilhe

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) teve origem em outubro de 1910 com a Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária, inaugurada oficialmente em 1913 e fechada dois anos depois sob alegação de falta de verbas. Integrada a várias Escolas por vários anos, a instituição foi nomeada como Rural apenas em 1943 e passou a denominar-se Universidade Federal Rural do Brasil em 1963. Somente em 1967 é que ficou conhecida pelo atual nome.  

Atualmente, com mais de 50 cursos de graduação, sendo dois na modalidade de ensino a distância, a Universidade conta com mais de 10 mil estudantes e mil docentes. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Já no Ranking Universitário Folha, a Universidade ficou em 48º lugar entre as melhores instituições de ensino superior do país, sendo que na área de ensino e pesquisa, a UFRRJ subiu para o 32º e 36º lugar, respectivamente. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Nova Iguaçu

Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº, Centro, Nova Iguaçu – RJ
http://www.ufrrj.br/institutos/im ou ufrrjni@gmail.com
(21) 2669-0105 / 5661

Administração, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Geografia, História, Letras (Português/Literatura), Letras (Português/Inglês/Literatura), Matemática, Pedagogia e Turismo. 

 

•    Campus Seropédica
Rodovia BR 465, Km 7, Seropédica – RJ
http://www.ufrrj.br ou gabinete@ufrrj.br 
(21) 2681-4600

Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrícolas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Direito, Economia Doméstica, Educação Física, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Hotelaria, Letras (Português/Literatura), Letras (Português/Inglês/Literatura), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia. 

 

•    Campus Três Rios
Avenida Alberto Lavinas (Beira Rio), nº 1847, Centro, Três Rios – RJ
http://campustresrios.blogspot.com.br ou campustresrios@gmail.com 
(24) 2255-3677

Administração, Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental. 

 

 

INFRAESTRUTURA
Atualmente, a UFRRJ está estruturada em multicampi, com sedes nos municípios de Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios, Campos de Goytacazes e na cidade do Rio de Janeiro. Sua sede, localizada em Seropédica, ocupa uma área de 3.439,60 hectares, sendo 212.833,43 m² de área construída. Já o Campus de Nova Iguaçu localiza-se em uma área de 44 mil m². No geral, possui o maior campus universitário da América Latina com aproximadamente 3024 hectares e um conjunto arquitetônico de 13.1346 m² de área construída. Seu Sistema de Bibliotecas é constituído por mais de 50 mil títulos e 80 mil volumes de livros. Além disso, 11 Institutos integram a infraestrutura da Universidade. 


 

FORMAS DE INGRESSO
•    Sisu e Enem

Desde 2009, a UFRRJ utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o preenchimento de 100% das vagas oferecidas para seus cursos de graduação, exceto os que exigem teste de habilidades específicas. Neste caso, o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como critério de seleção. O cronograma do processo seletivo é definido e divulgado pelo próprio Ministério da Educação. 

 

•    Sistema de Cotas 
Com a aprovação da Lei de Cotas, a UFRRJ decidiu destinar, a partir de 2013, 50% de suas vagas para estudantes que cursaram, integralmente, o Ensino Médio em instituição pública. Além disso, nas duas primeiras chamadas do SiSU 2013, a Universidade reserva 10% das vagas à ampla concorrência dos seus cursos de licenciatura para candidatos que sejam professores na rede pública de educação básica. 

 

•    Ensino a Distância 
Atualmente, a Universidade conta com dois cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância, oferecidos junto ao Consórcio CEDERJ: Bacharelado em Administração e Licenciatura em Turismo. Os cursos contam com 10 polos presenciais de apoio, localizados em Angra dos Reis, Itaperuna, Magé, Piraí, Quatis, Resende, Rio das Flores, São Fidélis, São Gonçalo e Saquarema.  

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular | Blog da Graduação

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Flickr | Orkut

VEJA TAMBÉM

1 2

0 comentário